[MediaWiki-l] tópico - ferramenta de transparencia

[MediaWiki-l] tópico - ferramenta de transparencia

Joao Mileo
Olá, boa tarde! Me chamo Joao Vitor e gostaria de compartilhar uma ideia
com vcs.

Sinceramente, como creio que todos os cidadãos brasileiros, estou cansado
da corrupção que devasta nosso país. Mais que isso, fico puto demais que
todos os órgãos do governo possuam informaçoes irrestritas sobre nós,
enquanto é extremamente difícil para cada um de nós obter qualquer tipo de
informação sobre qualquer ente da administração pública. A sociedade em que
vivemos não comporta mais o sigilo de informação, reuniões a portas
fechadas e mentiras. Nas redes sociais, compartilhamos toda a nossa vida;
ao governo, temos que declarar todos nossos bens e receitas. Certidões
criminais e fiscais, que dizem respeito à vida dos cidadãos são fáceis de
serem obtidas e contam nossas vidas em poucas linhas.

No entanto, qualquer informação relativa ao governo é extremamente penosa
para se obter. Ainda que a lei de acesso à informação (lei 12527/2011)
tenha representado avanço nesse sentido, os portais de transparência são
confusos, burocráticos e demandam uma paciência do caralho pra que vc
receba qualquer documento. Além do mais, são difusos: cada braço da
administração possui o próprio site, cada autarquia, empresa estatal,
unidade federativa, união, etc. Parece que é feito pra desestimular o
encontro de informações.

Pensei em fazer uma ferramenta de pesquisa colaborativa, em moldes
similares ao da Wikipedia, onde todas as informações públicas fossem
facilmente compiladas e simples de achar. Divisões por ramos do poder,
governo, entidades federativas, enfim, algo que tornasse a informação
pública realmente clara ao povo. Documentos e contratos públicos, de fácil
acesso, agenda de políticos, sentenças judiciais públicas, gastos,
auditorias,etc. Estas informações estão na internet e podem ser acessadas,
não estou falando de algo tipo Wikileaks. Falo sobre uma ferramenta
contributiva do usuário, para compilação de transparência pública, já que o
volume de informações é extremamente grande.

Escrevo esta ideia, até em forma de desabafo, já que acabo de voltar do
Detran para fazer um simples procedimento. Gastei mais de duas horas, o
atendimento foi escasso e horrível e me fez perguntar por que caralhos,
recebendo a quantia absurda que este órgão recebe em SP, o sistema deles
era tão lixo. Sem informação, não poderemos saber.

Quem estiver disposto a ajudar, vamos entrar em contato! Possuo zero de
conhecimento em programação e TI, por isso peço a ajuda de vocês para
construirmos juntos algo que possa servir ao povo e à nação.

Abraços!

Re: tópico - ferramenta de transparencia

Martin Urbanec
Hello,

How is this related to the MediaWiki software? Just a note: I used Google
translate at your original post as I have no knowledge about your language.

Best,
Martin

út 11. 7. 2017 v 0:25 odesílatel Joao Mileo <[hidden email]> napsal:

> [...]
> construirmos juntos algo que possa servir ao povo e à nação.
>
> Abraços!

Re: tópico - ferramenta de transparencia

Not sure man, I had this idea about a transparency tool wikipedia could
develop and tried to get someone to listen to it. Honestly, I don't know
anything about wikimedia and programming, i just wanted to share this
insight i had. Do you know someone that may help me?

Tks and salutes from Brazil!