Quantcast

Pedido de apoio para bolsa para a Wikipedia

Pedido de apoio para bolsa para a Wikipedia

Tiago Santos
Estimados senhores,

Juntei-me recentemente à Wikipédia com uma proposta que deve ser do
agrado de todos aqueles que valorizam a Wikipédia ao ponto de
voluntariarem o seu tempo com ela.

Sou um dos developers mais recentes do LanguageTool. Tenho-me dedicado
nestes últimos 6 meses a tentar tornar o LanguageTool uma ferramenta de
verificação gramatical viável para o idioma Português. Neste momento sei
que já possui muitas características que superam qualquer um dos
produtos concorrentes, sejam comerciais ou não.
Acredito no espírito de entre-ajuda global, e acho que é possível criar
ferramentas de topo de uma forma colaborativa, tal como é, um excelente
exemplo, a Wikipédia. Com a vossa ajuda, talvez seja possível fazer do
LanguageTool uma ferramenta de qualidade editorial ao nível das
alternativas existentes para o inglês, ao nível do Grammarly, Editor ou
o WhiteSmoke, mas para isso são necessários vários meses de
desenvolvimento a tempo inteiro.

Há muito anos que sou um utilizador regular da Wikipédia Portuguesa.
O prestígio da Wikipédia tem sido frequentemente afetado por alterações
destrutivas, distrações inerentes às múltiplas edições, mas muitas
outras vezes devidas às inconsistências associadas à utilização de
diversas variantes do Português no mesmo texto.
Sei que este é um tópico que já gerou discussão e que acabou por ficar
resolvido com um "concordar em discordar". Isto faz com que muitos
artigos não obedeçam sequer às regras gramaticais que são comuns a todas
as variantes do Português.

Durante o desenvolvimento do conjunto de regras do LanguageTool, tenho
tido o cuidado de separar as regras de acordo com a sua nacionalidade e
variante ortográfica (pré ou pós Acordo de 90). As regras que se aplicam
a todos os idiomas são mantidas num ramo comum.
Esse é o sub-conjunto mais amplo de regras e o que julgo ser aplicável à
Wikipédia. Com a vossa ajuda, poderei continuar a desenvolver essa
ferramenta gratuita, e durante o período de bolsa, dedicar-me-ei
exclusivamente ao desenvolvimento das ferramentas de integração com a
Wikipédia (reativando o LanguageTool WikiCheck), refinamento as regras a
aplicar, e desenvolvendo um mecanismo que permita verificar
periodicamente grandes conjuntos de textos.
Além disso, muitas das regras são tipográficas ou de formatação geral.
São o tipo de regras que um editor normal desconhece ou considera
secundárias. Ter uma ferramenta que corrige automaticamente este tipo de
problemas secundários de tipografia e estilo, aumenta a qualidade dos
artigos, sem perdas de tempo para qualquer dos voluntários que dedicam o
seu tempo a este projeto.
Isto libertará os editores de funções básicas de revisão, o que lhes
permitirá despender mais tempo a melhorar o estilo dos artigos, ou a
acrescentar novos conteúdos, ou qualquer outra tarefa mais valorosa.
Note-se que o LanguageTool também pode ser utilizado noutros contextos,
tais como um revisor gramatical para o Firefox, Google Chrome e
LibreOffice, entre muitos outros programas. Isto faz esta bolsa tenha um
âmbito mais amplo que o apresentado na candidatura.

Uma versão preliminar da proposta encontra-se disponível em:
https://meta.wikimedia.org/wiki/Grants:Project/Automated_Portuguese_grammar_checking_edits_via_LanguageTool

Se acharem o projeto interessante, e quiserem fazer esta ideia tornar-se
uma realidade, mostrem o vosso apoio na página da candidatura (na secção
Endorsements), deem-me a vossa opinião e ideias construtivas, e/ou
espalhem a informação por todos os quem beneficiem deste projeto.

Grato pela atenção prestada.
Os melhores cumprimentos,

Tiago Santos
https://github.com/TiagoSantos81

Re: Pedido de apoio para bolsa para a Wikipedia

GoEthe.wiki
Caro Tiago,
A ideia parece interessante, mas para quem não conhece a LanguageTool de que fala (como eu) fica difícil avaliar o que ela faz: por exemplo: é um editor automático (bot) ou tem que ser activado por editores quando estão a editar?.
Talvez lhe seja útil também conhecer o Conversor de idiomas (https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Conversor_de_idiomas) e incorporá-lo de alguma forma na ferramenta que está a desenvolver.
Muito boa sorte com o projecto.
Cumprimentos,
Gonçalo