Quantcast

Vandalismo num artigo ou erro no sistema? O efeito é destruidor

Vandalismo num artigo ou erro no sistema? O efeito é destruidor

"André Z. D. A."
Olá para todos,

como costumo fazer muitas vezes, acessei uma página na Wikipédia, na
ocasião, na de língua portuguesa mesmo, para aprender um pouco mais
sobre algo que passou por mim numa conversa qualquer. Isto faz uns 2 ou
3 dias.

O que aconteceu foi completamente incomum, inesperado e praticamente
inexplicável. Quando eu acessei a página do "artigo X", meu computador
começou, poucos instantes depois, a aumentar seu uso de memória, bem
rapidamente. Em poucos segundos a memória RAM se esgotou (eu mantenho um
monitor do sistema na minha barra de tarefas mostrando o uso de
memória). Após a RAM se esgotar, claro, começou a aumentar o uso da
memória virtual, que é em disco. Fiquei olhando aquilo, esperando algo
acontecer pra talvez explicar o negócio. Seria a página da Wikipédia que
causou o uso gigantesco de memória? Eu costumo ter muitos programas
abertos simultaneamente, e vários deles ficam fazendo coisas diversas o
tempo todo, embora não continuamente. Com quase tudo do sistema sendo
transferido pra memória virtual, decidi fechar o navegador, que foi o
último passo que fiz, provável culpado. Demorei vários minutos pra
conseguir matar ele pelo sistema. Tudo estava muito lento, respondendo
vários segundos depois da sua ação causal. Quando o navegador foi
obrigado a parar de rodar, sem escolha, houve um aumento instantâneo da
memória disponível, tanto na RAM quando na memória virtual que também
foi gasta (e também é mostrada no meu monitor de sistema). Conclusão: o
navegador foi quem gastou toda esta quantidade de memória. "Será por
que?", eu me perguntei. A Wikipédia é uma página tão leve, e funciona
até sem o javascript habilidado! (coisa que costumo usar desligado
também porque ela fica mais lenta com as bobagens dinâmicas que vieram
sendo acrescentadas nos últimos anos, e eu não gosto de nenhuma; prefiro
as páginas leves, rápido carregamento, leitura, tudo rápido, sempre!)

Enfim. Tentei abrir o mesmo artigo de novo, com o javascript
desabilitado. Mesmo resultado... e mais tempo perdido pela "bagunça
memorial" feita no sistema.

Deixei pra lá um tempo. Talvez fosse alguma mudança na Wikipédia que
deveria ser consertada rapidamente. Mas passando 1 dia, tentei de novo,
não mudou nada.

Passado mais um dia, tentei outros artigos na Wikipédia, desta vez.
Todos normais, abriram super rápido, como costuma acontecer. "E aí?
Vamos tentar o artigo X de novo?" - pensei. E, como podem imaginar pelo
assunto desta mensagem, o problema se repetiu. O problema pareceu ser,
neste momento, algo que só tem neste artigo ou algo que pode ter em
outros também, e que por "sorte" não tinha nos artigos que testei, eles
estavam normais.

Mais tempo perdido recuperando o sistema que ficou bem lento... chato
pra caramba!

Hoje, no final da tarde, me sentindo meio inspirado (ou à toa), quis
achar o ponto exato da causa do problema. Porém, tinha várias limitações
para eu contornar. Por exemplo, eu não consigo abrir o código fonte
(wikipediano) da página em questão, pra ver se tem algum vandalismo
nele. Isto vocês poderão fazer por mim - espero! - depois que eu
terminar de cronicar isto tudo.

Salvei a página pela linha de comando. Eliminei no código fonte dela
toda ocorrência de scripts. Abri a página no navegador, ansioso...
PEEEEEEEEEEM! Mesmo problema, mais perda de tempo. Já me sentindo meio
bobo por perder tanto tempo sem necessidade, eu consigo fazer melhor, já
fui pensando em como evitar as lentidões na próxima tentativa. Fiz isto
enquanto consertava a atual.

Ideia: buscar no código fonte da página, que já confirmei ter o
problema. E o problema não é dos scripts, direta ou indiretamente -
importante separação! Agora eu tenho "apenas" que achar qual linha ou
característica da página (já salva no meu disco) faz a memória do
navegador estourar. Acho que tem um máximo pro efeito, mas não tenho
certeza... eu sempre consegui parar o navegador antes da memória total
do sistema, que é muito grande, chegar ao fim.

"Como fazer a busca?" - pensei. Fácil! Quantas linhas tem o código?
Divido ao meio, apago a primeira ou a segunda metade, abro a página
resultante com algo perto de metade do tamanho original. Isto dará um
código HTML ruim, claro. E eu não quis consertar ele pra ficar "menos
errado", cheio de coisas não terminadas, etiquetas não fechadas, etc.
Mas eu consigo arrumar o básico mais visível e os navegadores são
projetados para lidar com vários tipos de erros nas páginas que abrem. E
contando com isto, e fazendo esta busca binária, eu poderia,
possivelmente, chegar a uma única linha culpada em poucas tentativas!
Certo?? Meio idealista, mas é uma possibilidade a se tentar, já que
estava bem no escuro com a causa do negócio.

A minha sorte está boa, consegui chegar rapidamente a uma única linha
culpada! Nela tinha algo absurdo pra existir num artigo qualquer da
Wikipédia. E pra confirmar que a culpa era do trem que eu achei, apaguei
TUDO da página, exceto os cabeçalhos; tirei da etiqueta "<body" todos os
elementos, exceto aqueles mais profundos que continham a tal linha -
neste momento - suspeita. Abri a página só com esta linha, num código
mínimo, de poucas linhas, e... O problema existiu! Exatamente igual!!
Detalhe exótico mudado pra algo razoável, abri a página sem efeito algum
(e quase sem conteúdo também). Pra terminar, baixei de novo, pela linha
de comando, toda a página do artigo X. Fazendo uma busca simples,
descobri que existiam duas ocorrências do possível erro. "Que tal
testar??" - pensei. Fiz apenas duas mudanças no código baixado,
alterando o exótico pra algo razoável. Abri o arquivo no navegador...
ótimo! Não ocorreu problema algum! Problema confirmado, solução
encontrada... e agora??

O artigo desta história está no endereço
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tender.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tender

É um artigo bem curto, e nem era sobre o que eu queria ler (que é o
"tender" que as pessoas comem, alternativamente a um peru de Natal, até
onde já vi).

O problema, que faz o navegador estourar a memória, são 2 palavras no
artigo que estão com tamanho explícito, no código fonte HTML, de 4000
pixels! Exatamente 4000! E este tamanho absurdo de fonte, por um motivo
técnico que nem me interessa saber com exatidão, causa um gasto
horroroso de memória. As palavras, ambas ocorrêndo apenas uma vez no
artigo, como confirmei, são "Último" e "Próximo".

As linhas de código fonte HTML com os 2 problemas estão abaixo,
envolvidas por "--", pra ajudar:

--
font-weight:lighter; font-style:italic; line-height:1em;
vertical-align:top;">Último</div>

Se estas palavras são consequência direta do código fonte wikipediano do
artigo, e portanto deverão ser efeito de algum vandalismo facilmente
localizado e de algum usuário, ou não, vocês poderão me dizer.

Se forem algum erro de configuração ou sei lá o que do sistema, afetando
possívelmente vários outros artigos com características semelhantes a
este, acho que nesta lista vocês saberão pra onde deve ser comunicado o
problema.

Fico aguardando. Espero ter colaborado, e agradeço antecipadamente ao
que vier.

Atenciosamente,

André

Re: Vandalismo num artigo ou erro no sistema? O efeito é destruidor

"André Z. D. A."
Fazendo um truqe até simples, consegui abrir a página de edição do
código fonte do artigo. Caso algum de vocês também não consiga abrir o
artigo normal, podem tentar ver seu código fonte aqui:

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tender&action=edit

Lendo o código fonte, não encontrei nenhum vandalismo. E a parte que
gera o problema está no elemento "{{Info/Single", sendo exatamente as
linhas:

--
--

Agora, porque o último e o próximo "single" ficam com tamanho de 4000px
na página final, eu não faço ideia. Ele são palavras pra ficarem

Acho que isto tudo é suficiente pra alguém mais entendido que eu
confirmar e resolver o problema.

Até qualquer hora,

André